sexta-feira, 30 de abril de 2010

Semana passada enquanto caminhava pelas ruas decadentes de um lado da cidade que eu nao conhecia, eu tive um estalo na minha mente e percebi que estar sozinha é um estado de espirito, funciona tipo assim: as vezes estamos na companhia de mil pessoas e nos sentimos sozinhos, as vezes estamos sentados sozinhos no fundo do quintal olhando uma pedra e nos sentimos realizados e sem aquela sensação cansativa de solidão. A solidão nada mais é que um estado de espirito, do mesmo jeito que a tristeza, a raiva, a paz, e a comodidade. Muitas pessoas nao conseguem entender isso, até mesmo porque se entendessemos sugariamos toda nossa energia positiva só para ter aquela sensação de uma bolha de calor que nos engloba quando estamos satisfeitos. Estar acompanhado nao significa estar seguro, e na minha tenda só entra quem trouxer paz de espirito com um pitada de pimenta.

Só pra você saber.

Só pra você saber, eu nunca mais ouvi nossas musicas depois que você se foi. Talvez eu nao seja tão forte quanto eu acho que sou, talvez eu ainda tenha medo de sofrer ao te ver passar do outro lado da rua,talvez da proxima vez que você vier atrás de mim eu nao consiga te rejeitar e te convide pra entrar e ficar um pouco ou bastante comigo, como uma mosca que só pousa de vez em quando em uma sopa e causa todo um alvoroço. É dificil saber que a pessoa que eu mais gostaria de ver no mundo mora na rua detrás do meu santuario e mesmo assim é a mais distante do mundo pra mim.

Nem sempre amor se demonstra com carinho [...]

Amanhecia e escurecia e eu continuava ali, sentada em frente daquela maquina esperando escrever algo que fizesse sentido para as outras pessoas, assim como tudo aquilo fazia pra mim. ou melhor, qnd eu a escrevia eu conseguia entender melhor tudo que estava acontecendo, percebia que apesar de eu ser muito boa pra ele, ela ainda era mais prestativa e cuidava melhor dos problemas dele, talvez ele tenha escolhido passar a vida ao lado dela por nao saber como consertar os meus erros e os dele, isso eu tambem nao sabia, seria um jogo de futebol sem bola. Eu ficava todos os meus dias procurando algo que ocupasse um pouco mais minha mente, que a fizesse trabalhar tão rapido que eu nao conseguisse nem pensar, mais sempre gostei de coisas calmas, entao aquilo nao funcionava pra mim. Ele foi se ajustando a tudo na nova vida e eu nem mesmo entendia o porque, obvio que nao era o que ele queria, mais por algum motivo ele se forçava a querer aquilo, a desejar aquela outra que nunca vai ser eu, e tudo isso porque ela tornava tudo mais facil, e apesar disso ele ainda nao conseguia esquecer minhas crises de raiva, nem dos meus choros cada vez que sentia ele perto demais, ela nunca fez ele sofrer, e por isso nunca conseguiu conquistar ele de tal forma, ela nunca disse frases do tipo "eu te odeio e nunca mais quero te ver" e logo em seguida o beijou com tanto amor que todas as brigas fossem esquecidas, eu o obriguei a correr em circulos durante um ano e quando ele desistiu de mim eu o assumi. Se eu pudesse falar com ele agora eu diria o que me faz mais falta na vida, eu sinto falta do tormento que era amar ele, sinto falta das musicas melancolicas que eu ouvia pra imaginar ele um pouco mais perto, sinto falta de judiar de alguem que eu amo, e nao de ser tão amavel com quem eu nao quero!
Sabe, certa vez enquanto andavamos na rua ele me disse o motivo de ter sido tão facil me amar " eu só gostei de você porque voce nao gostava de mim" no final das contas nos queremos é sofrer mesmo, quem nao sofre nao cresce, e é sofrendo que se ganham cicatrizes, e essas marquinhas que levamos pro resto da vida. Foram tantos momentos, coisas bestas, eu fiz ele andar tanto pra ganhar alguns beijinhos, deixei ele tão confuso por tantas vezes, fiz ele colher rosas do canteiro da rua, depois eu as esmaguei e fiz ele buscar outra, e ele foi. E eu sempre dizia " mais eu nao vou namorar com você" se ele soubesse que eu apenas tinha medo de me envolver demais, e mesmo assim eu o amei tanto que as vezes quando ta frio demais, chovendo demais, ou quieto demais eu ainda choro demais de saudades, e mesmo dizendo que ja nao sinto mais nada, que gosto de amar outra pessoa, e que ele só empacou a minha vida (bem, esse ultimo é verdade .. eu ainda estou aqui, esperando por ele) nada nesse mundo me faria tão feliz como ver o vento do barco bagunçando o cabelo dele, ou ter mais um dia como aquele em que a chuva me molhou toda e eu fiquei com um frio insuportavel, mais nada era tão ruim a ponto de estragar o meu dia com ele, ele estava ali do outro lado do barquinho, e nós balançavamos de um lado pro outro e eu apenas conseguia rir, como foi bom.
               . Λ αrte de moderαr
Seriα tãσ bσm se pudessemσs mσderαr tσdαs αs cσisαs em nσssα vidα. Se nσssαs pαixões não fσssem tão intensαs que ασ não ser cσrrespσndidα pudesse ser esquecidα fαcilmente. Se pudessemσs cσntrσlαr αquelα dσr hσrrivel que nσs deixα σ diα tσdσ nα cαmα. Se pudessemσs escσlher entre σ sσl e α chuvα nσ diα dσ nσssσ pαsseiσ tão esperαdσ. Se pudessemσs escσlher quem são αs pessσαs que entrαm em nσssα vidα, cσmσ entrαm, e quαndσ entrαm.    Λí entãσ poderiαmσs filtrαr tudσ que é ruim e jσgαr pelσ rαlσ dα piα, e tσdα α sujeirα iriα pαrαr σnde elα deviα, nσ esgσtσ. Eu tentei, tentσ e vσu cσntinuαr tentαndo mσderαr minhα vidα, menσs dσr e sσfrimentσ, menσs pessσαs que não dão vαlσr ασ sentimentσ αlheio, clαrσ que αssim filtrαrei tαmbem um pσucσ dα felicidαde que chegα αté mim, mαs felicidαde não é tudσ isso.. me identificσ mαis cσm σ cσmσdismσ!
É a primeira vez na vida que eu vou fazer um texto pra um menino que tem uma parte maior do meu coração do que eu mesma. Me sinto abençoada por ter voce na minha vida, me dando apoio sempre, fazendo eu me sentir especial, e unica. No começo eu nao sentia nada, te achava mais um, assumo. Mas com o passar do tempo você foi se transformando naquele garoto unico e essencial pra mim, quando eu to triste, carente, me sentindo sozinha, de tpm auhau, feliz demais, bebada demais, voce ta sempre por perto, mesmo nunca estando junto de mim você ta sempre do meu lado, e tambem dentro de mim. meu coração ja nao sabe ter tanta admiração por alguem como tem por você. Nao esqueço a primeira vez que te vi, apesar de você nao ter me visto eu te vi, nós ainda nao nos conheciamos mais minha irmã me disse "aquele é o Rafael" você estava atrás de mim na fila onde compra suco no shopping, isso voce nao sabia né ? ;']
A segunda vez eu estava mt bebada e derramei bebida em mim mesma quando fui oferecer pra você, e apesar de ser mt atrapalhada nossa primeira conversa foi uma risada, sim, rimos juntos antes de eu dizer qqr outra coisa. Depois eu disse, " fica por ai, eu ja volto" e me perdi de você, podia ter sido o nosso show, enfim .. nós temos algo que o destino quer unir. E se for assim eu nao vou atrapalhar, deixa estar.
Eu não posso negar que me encantei por você no primeiro momento que te ouvi cantar, e hoje em dia eu sou tarada por ouvir voce cantando .q auhau quando voce toca eu sei que é só pra mim, e de alguma maneira somos nós dois, num unico momento, e a musica. nada pode atrapalhar, entende ?
Eu te amo não porque eu tenha que te amar, eu nao tenho que fazer isso .. eu faço porque eu quero, porque quando eu estou sozinha é em você que eu penso, quando preciso de apoio é pra voce que eu corro e digo " hoje to triste, pode me fazer companhia ? canta pra mim ou apenas fale algo" e voce sempre sabe o que dizer, e por isso eu te amo. Te amo tambem porque quando eu deito e nao consigo dormir é pra voce que eu mando mensagens, e eu fico horas olhando pro celular pensando em alguma coisa bem bonita pra te escrever, e por mais que eu escreva a sua mensagem é sempre mais bonita que a minha. droga auhaua ><'
E entao eu digo: " fala alguma coisa" e você sempre diz " eu te amo " e isso nao é tão enjuativo vindo de você, como seria se viesse de outra pessoa, voce é mt galanteador rafa :'] e eu adoro ouvir seus cães latindo enquanto você canta hahahaha e você prende minha atenção em coisas simples, como treinando tocar guitarra, ou colocando carinhas no msn qnd acaba nossa conversa, e eu nunca quero que acabe.
E sabe porque você é diferente ? porque voce foi o unico que cantou Tom Jobim pra mim e eu amei isso *-*, eu amo cada musica que voce canta, cada letra de musica que voce me manda, cada letrinha digitada por voce pra me consolar, e o fato de as vezes voce nao saber o que falar e assumir isso ao invés de falar coisas nada a vê, e sabe o que é engraçado ? que nós conversamos todos os dias, quase o dia todo, e se pararmos pra ver nós nunca falamos nada, ficamos o dia todo nesse enrola e nunca mudamos de assunto. Como eu disse antes : " Às vezes você é tão bobo, e me faz sentir tão boba, que eu tenho pena de como o mundo era bobo antes da gente se conhecer. "
e eu te amo muito, Rafa. Muito mesmo.

sábado, 24 de abril de 2010

com acuçar, com afeto.

Dedicado ao primeiro garoto que leu um texto meu [...]
Se eu fosse falar um pouco dele eu diria que ele é o garoto mais convencido, bobo, e palhaço que eu ja conheci, mais como eu vou escrever sobre ele eu digo que ele é incrivelmente leve, ele só quer dançar um pouco, ser feliz um pouco, rir um pouco, e conquistar um pouco. Apesar dele ter todo jeito de garoto popular eu acredito que deve existir muito mais por detrás disso, na primeira vez que eu o vi, eu achei ele um tanto quanto fechado demais, olhando para baixo demais. de três garotos ele foi o que mais me chamou a atenção, um olhava para todos os lados paquerando as meninas, o outro olhava para os lados mais procurava alguma outra coisa que talvez ele nao tenha achado, mais o terceiro garoto .. ele parecia bem menos seguro do que ele tenta ser por detrás dessa tela que separa as pessoas dele, eu sei que existe algo melhor ai, e ele tambem sabe. Só precisa ver se nao esta indo pelo caminho errado, algumas pessoas conseguem nos cativar e prender nossa atenção, mas nem todas elas são dignas de servir de exemplo, as pessoas em sua maioria são informações nao confirmadas, que seguem circulando por ai, formando mais informações defeituosas e contaminando a pouca parte interessante que ainda existe, com o passar do tempo percebemos que perdemos o rumo que deveriamos seguir e entendemos que apenas seguimos em frente como a maioria. Porem eu vejo nele uma pessoa que consegue se virar e de um jeito divertido consegue trabalhar, isso é raro e unico. Admiro isso nele, a forma como ele da a cara a tapa, a forma como ele trabalha pra ele mesmo, e nem é um negocio certo, ele depende das outras pessoas, e por algum motivo elas acreditam no que ele faz. Ele escolheu ser diferente do resto da população, ele escolheu criar seu proprio trabalho, e conciliar diversão com obrigação, a maioria das pessoas passam a vida trabalhando por trabalhar presas em alguma coisa que elas nao gostam, apenas para sobreviver, ele vive!
Então se alguem me perguntasse o porque eu gosto de conversar com ele, ou porque eu perdi meu tempo escrevendo pra ele, eu diria " ele é uma das poucas pessoas que vai aproveitar isso". Sabe qual é o mais engraçado de tudo ? muitas pessoas pensam que o conhecem, mais nao sabem nem mesmo o seu nome, ao meu ver ele criou um personagem, ele tambem é um escritor, só escreve de uma forma diferente da minha, ele escreve com musica, e por isso ele pode senti-las melhor do que qualquer outra pessoa, até mesmo melhor que eu. E apesar dele completar 18 anos agora, ele ainda me parece um menino, se os homens demoram mais para amadurecer eu nao sei, mais ele ja sabe lutar pelo que ele quer, e apesar das ideias furadas que ele me passa eu acredito nele. e acredito que um dia eu irei descobrir um pouco mais sobre o garoto que faz o papel do J.

com acuçar, com afeto.

Eu precisava parar um pouco e sentar para escrever e escrever, entao hoje voce foi meu escolhido, eu adoro o seu jeito de lidar comigo apesar de as vezes voce me fazer sentir boba. seria tão mais facil se eu pudesse ser madura ou normal, não é ? se eu nao ficasse impondo limites para as pessoas se aproximarem de mim voce poderia chegar mais perto e entao poderia sentir metade do meu mundo, e voce veria como ele é pesado e entao entenderia o porque do meu eterno cansaço. Eu sou muito mais complexa do que qualquer quebra-cabeça ja inventado, meus pedaços são pequenos e infinitos, ninguem nunca irá saber onde começa ou onde termina, até hoje nem eu mesma sei. se você pudesse sentar-se comigo no meu cantinho secreto a cada por do sol você conseguiria entender o porque da minha mente ser tão relaxada e o porque de eu nao deixar os problemas me afetarem, alguns chamam de falta de responsabilidade eu chamo de curtir a vida, e nao sei porque, mais no momento eu sinto que poderia dividir um pouco da minha vida com você. Se eu estiver te machucando demais voce ignore, se eu estiver sendo fria demais voce ignore, se eu estiver bebendo e fazendo merdas demais voce ignore, ta sendo dificil pra mim gostar de você, nao me pergunte o porque, mais raramente alguem entra na minha vida, muito menos na minha mente, e pra chegar no coração voce comerá o pão que o diabo amassou, mais quando voce chegar lá dai voce pode relaxar, será tão bonito quanto um filme, tão tocante quanto uma musica, tão empolgante quando um show, e tão confortavel como a casa da mamãe. As vezes eu vou precisar que você seja rude comigo, mais após 5 minutos me encha de carinho porque eu posso me quebrar e entao você levará muito tempo até colar todos os pedacinhos. Eu sou muito mais do que você consegue ver ou ouvir, e por varias vezes você pensará em me deixar e seguir em frente, mais ninguem vai poder te fazer tão feliz quanto eu posso fazer e sabe porque ? porque voce nunca irá encontrar alguem que seja tão intensa nos seus momentos de tristeza e silencio, e ninguem tão calma e mansa nos seus momentos de sussego. eu nao consigo amar como as outras pessoas, e voce concerteza ja percebeu isso, eu nem se quer gostaria de me entregar, queria me manter eternamente nessa conchinha que eu vivo hoje, mais sinceramente quando eu te vejo eu começo a pensar em como tudo poderia ser, e quando vejo teu sorriso eu simplesmente fico boba e ninguem mais meche comigo dessa maneira, eu juro. Eu passo o dia todo lembrando de cada momento, de cada palavra, até mesmo das palavras erradas que voce diz, e eu passo a minha noite aqui na esperança de te ver ou de trocar algumas palavras bobas com você, como voce disse eu posso parecer carente as vezes, mais talvez eu só esteja apaixonada. e quando se tem a paixão nao existe carencia, existe apenas um lugar guardado pra voce do meu lado, carencia serve para pessoas vazias que esperam se preencher nos outros. eu ja tenho memorias demais, pensamentos demais, musicas demais, amor demais, tristezas demais, magoas demais, para precisar de sentimentos das outras pessoas na minha vida. se for carinho eu abro exceção. Você concerteza estará confuso ao terminar de ler isso, entao apenas pense, pense em tudo que eu disse e se nao for pedir demais me escreve de volta seus pensamentos, caso voce ainda nao saiba eu coleciono pensamentos e tudo que esta escondido por detrás deles. Apenas lembre-se de mim antes de dormir.
Benditos sejam os homens que estragam os relacionamento antes mesmo deles começarem, eu me sentia tão atraida por você, tão envolvida, que achei que era paixão, mas no momento seguinte ao ver sua falta de sabedoria para me conquistar, ao perceber o quanto você era sem graça ao nao conseguir formular uma frase sobre mim, eu apenas me decepcionei.
Talvez eu esteja de saco cheio de mim mesma e da minha mania de achar que o problema sempre é comigo, entao eu procuro desesperadamente em você a falta de segurança que existe em mim, mas pensando bem, você nao é o homem pelo qual eu tenho esperado, voce nem mesmo tem alguma cicatriz, nao tem historia pra contar, vive a me lembrar de alguem que nao significa nada pra mim, voce é apenas um garoto comum que lê as frases certas e a investem em um dialogo, mas só para voce saber querido, eu tenho escrito as frases que você tanto usa durante todo esse tempo. Ao contrario de voce eu consigo sentir e nao apenas gostar de algo.
Agora eu vou ficar aqui perdida novamente, até achar o proximo em que eu vou depositar todas as minhas esperanças, e depois vou me decepcionar de novo, o amor nao é pra mim, ou melhor .. as outras pessoas nao são para mim.
- Porque você sempre desvia seu olhar do meu ?
- Não consigo trocar olhares com um desconhecido sem me sentir moralmente abalada.
- E o porque disso ?
- Nao existem porquês na minha vida, e eu nao pretendo explicar, somente existem minhas regras e eu peno para cumpri-las, algumas vezes até contra minha vontade.
- E porque cumpre ? deixa estar ..
- Talvez eu tenha medo.
- Do que ?
- De não te ver mais, graças ao meu olhar.
- Isso nao faz sentido pra mim, porque nao me veria mais ?
- Porque você se perderia aqui dentro.
Eu nao posso amar só um pouquinho, coração ? Não posso só cair da cadeira uma vez por mês ao invés de cair toda hora que ele passa. O motivo de eu esticar o pescoço é só porque gosto de ver o sorriso conquistador dele, não me faça pagar por isso. Tanta gente ama e ta bem por ai.
Tá, eu demorei um ano para esquecer meu outro cara, e as vezes ainda choro, mas juro que to tentando ser forte, tentando me recompor depois, me dá só 5 minutinhos, só para sentir de perto o cheiro dele.
- E você tem medo disso ?
- Mais do que tudo, o que eu faria depois ? _ É, eu tenho mesmo um diario, onde escrevo sobre pessoas, pessoas como você, pessoas como eu, pessoas, pessoas.
- Ah é ? Então deixe-me ve-lo.
- Me perdoe, mais nao posso.
- E porque nao ? qual a razão de ser tão desconfiada de tudo e de todos ? o que tanto esconde ai no seu mundinho que é tão horrivel que ninguem pode ver e ao mesmo tempo tão maravilhoso que te prende a ele ?
- Meus pensamentos, oras.
- E o que pensa de tão ruim ? ou de tão bom, sei lá eu.
- Coisas.
- Que tipo de coisas ?
- Coisas do tipo que você nao entenderia ..
- Porque nao tenta me explicar ? como sabe que eu nao entenderia.
- Porque se você entendesse o mundo da mesma maneira que eu, voce tambem escreveria. Mas você parece assim sempre tão feliz, deve se negar a enchergar a realidade.
- Talvez.
- A unica coisa em que eu tenho acreditado é que somos grandes em nossas essencias, sendo assim, o homem que ler meus poemas lê tambem meu coração, eu ficaria desprotegida. Para onde mais eu iria ?
E eu fiquei ali parada na frente daquela tv maravilhosa a mesma da qual sumia todo seu encanto ao aparecer aquela genealidade dentro dela, aquele homem incrivelmente lunatico, louco, intenso, e insano que a cada minuto me encantava mais com a sua maneira ilusoria de ver o mundo.
Semana passada andando pela praia, chutando areia e colhendo conchinhas eu percebi que deveria fazer uma limpa em minha vida, amassar cartas antigas, excluir as musicas "memoraveis" do meu computador, um novo visual talvez, excluir antigos affairs da minha agenda afinal se nao me serviram naquela epoca agora é que nao irão me servir.
Voltei para casa fiz tudo que eu gostava de fazer só que agora de uma maneira diferente, foi mais uma .. despedida! 5:30 da manhã toca o despertador levanto após alguns minutos, abro a porta da pequena casa de madeira na qual eu passava meus dias de folga, coloco um pouco de agua em uma chaleira e coloco no fogo para preparar o meu tão importante chá da manhã, fico sentada nos 3 degraus fora da casa com o pé na areia, olhando para o céu agora um pouco azul um pouco alaranjado posso até ter visto um meio termo roxo. Sinto a leve brisa que sai do mar e vem em minha direção, entra pelo meu nariz e vai direto para minha garganta. Ah, como isso me fazia bem.
Levanto e vou em direção ao computador, abro a pasta de musicas e excluo todas sem pensar duas vezes, minto, deixei uma, deixei AQUELA musica que me fazia ser tão livre e encantadora aos olhos dos rapazes, I Wont dance ..
Coloco um cd da Enya e começo jogando todas as lembranças fora, sapatos, roupas, cartas, filmes, cd's, agendas .. excluo todo e qualquer meio de comunicação com as outras pessoas, isso nao me pertence mais! Desligo celulares, agora será somente eu, comigo mesma.
Abro um bom vinho, fecho as portas, aumento o som e me esbaldo de dançar, com quem ? comigo mesmo,oras. Quer melhor companhia ?
I Will survive .. hei hei ...
recomeçando.